Bolsas de Nova Iorque fecham em alta com falas de Powell

As Bolsas de Nova Iorque reverteram o cenário de perdas com as falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e fecharam em alta, renovando as máximas de encerramento em quase um mês. O S&P 500 valorizou 0,45%, o Dow Jones subiu 0,51% e o Nasdaq Composto aumentou 0,42%. Em entrevista ao Clube Econômico de Washington, Powell declarou que o Fed adotará uma postura mais paciente e flexível em relação ao aumento dos juros, o que trouxe ânimo ao mercado de um modo geral.

Um aspecto que gerou turbulência nos índices foi o cancelamento da viagem do presidente Donald Trump à Davos, no fórum econômico mundial, devido ao impasse com o Congresso sobre a construção do muro na fronteira com o México, que gerou a paralisação dos serviços do governo federal. Os investidores esperavam que, na ocasião, as negociações com as autoridades chinesas pudessem ser retomadas para chegar a uma solução definitiva sobre a guerra comercial.

Além disso, o mercado sentiu o impacto do desempenho negativo de alguns grandes varejistas como Macy’s  (-17,69%), Kohl’s (-4,81%), Target (-2,85%) e Barnes & Noble (-15,76%). No S&P 500, o setor para consumo discricionário teve queda de 0,23%, sendo o único a fechar com perdas. No Dow Jones, o destaque positivo foi para as ações da Boeing (+2,55%) e da Carterpillar (+2,06%). No Nasdaq Composto, as ações da Luokung Technology Corp (+272,71%), Organogenesis Holdings (+80,75%) e Borqs Technologies (+56,13%) dispararam, impulsionando a alta do índice.

Relatório gratuito – Petrobras: O petróleo é nosso