Brasil é um dos melhores mercados para investir em ações este ano, aponta J.P. Morgan

O mercado brasileiro é um dos melhores para se investir em ações na América Latina, afirmou o J.P. Morgan. Apenas a Colômbia recebeu a mesma recomendação na região. A instituição reiterou, inclusive, sua recomendação de “overweight” (acima da média do mercado) para o Brasil e previu o cenário 2020.

De acordo com a estrategista Emy Shayo, “o rali de dezembro produziu valuations mais altas”, escreveu em relatório. Ademais, o “otimismo com uma boa história idiossincrática que funcionaria bem em um ambiente macro global melhor e mais forte, foi renovado”, segundo ela. Além disso, a estrategista destacou suas apostas nos principais estímulos para deixar o Brasil tão atraente para investir em ações.

Para Shayo, o impulso de um bom desempenho do mercado brasileiro em 2020 deve vir das mesmas fontes que geraram o rali de 2019, isto é, a agenda de reformas, mas também o crescimento e lucratividade maiores no mercado local, atrelado a taxas de juros mais baixas, que devem ajudar na migração da renda fixa para as ações.

Paralelamente, o mercado econômico já projeta chance de novo corte do juro básico em fevereiro, ainda que o resultado final do IPCA tenha ficado acima do esperado pelos analistas. Diante da alta de 1,15% do índice de inflação na passagem do mês de novembro para dezembro, os economistas Vinicius Moreira e Cassiana Fernandez, do J.P. Morgan, acreditam que, embora o IPCA tenha findado 2019 ligeiramente acima da meta, “o índice deve terminar 2020 significativamente abaixo dela”.

Cenário de risco para se investir em ações

Quanto aos riscos ao cenário econômico local, Emy Shayo lembra que eventos inesperados “costumam visitar o Brasil com frequência”. Desse modo, é preciso se atentar a eles e “teme-los”, afinal, “eles não vieram em 2019”. Apesar disso, Emy encara em 2020 um potencial positivo para igualar ao ano anterior, “especialmente considerando a melhor perspectiva global”. Sendo assim, o J.P. Morgan é otimista sobre o Brasil ser um dos melhores mercados para investir em ações.

Leia mais destaques abaixo:

Ofertas no mercado de capitais saltam 59% em 2019

Fundos de investimentos captam R$ 191,6 bilhões em 2019