Cyrela (CYRE3) – Resultado operacional do trimestre

A Cyrela divulgou um bom resultado operacional no terceiro trimestre. O destaque positivo ficou por conta da retomada do volume de lançamentos, que totalizou 711 milhões de reais no trimestre e 1,6 bilhões de reais nos nove primeiros meses de 2018, um aumento de 18 por cento em relação ao mesmo período de 2017.

No lado positivo, as vendas líquidas apresentaram bom desempenho no terceiro trimestre e atingiram 688 milhões de reais. No acumulado de 2018, as vendas líquidas somaram 1,78 bilhões de reais, um aumento de 19,9 por cento relação ao ano anterior.

Esperamos impacto positivo no preço das ações da Cyrela (CYRE3) no curto prazo.

A companhia vendeu 163 milhões de estoque pronto no trimestre (17,3 por cento das vendas totais) e manteve controlado os cancelamentos de vendas (distratos).

O indicador de velocidade de vendas nos últimos 12 meses melhorou de 32,7 por cento no terceiro trimestre de 2017 para 39,4 por cento no mesmo período de 2018.

O momento começa a ficar mais positivo para as construtoras mais voltadas ao segmento de média e alta renda como a Cyrela, com a retomada do setor imobiliário, que tem ciclo bastante longo e sofreu bastante nos últimos anos.

Acreditamos que pode haver um aumento no volume de lançamentos no quarto trimestre de 2018, que historicamente responde por 60 por cento do volume de lançamentos do ano.

A Cyrela possui baixo nível de endividamento, com relação dívida líquida/PL de apenas 15 por cento em junho de 2018 e forte geração de caixa, que somou 363 milhões de reais no primeiro semestre de 2018, o que pode levar ao aumento do pagamento de dividendos.

O principal catalisador para a companhia e para o setor imobiliário fica por conta da retomada do emprego, confiança do consumidor e ampla oferta de crédito imobiliário.

Leia também:

Clima internacional favorável e otimismo por Jair Bolsonaro pautam as expectativas para o pregão de hoje

Estrategista da Levante recomenda compra de Itaú (ITUB4)

Venda de imóveis cresce em São Paulo