Ibovespa é a Bolsa com o melhor desempenho em 2019, segundo a Forbes

Segundo a revista Forbes, o Ibovespa é a Bolsa de valores que apresentou o melhor desempenho do mundo neste início de ano. No artigo, o colunista Kenneth Rapoza afirmou que tal performance se deve ao governo de Jair Bolsonaro, que tem adotado políticas voltadas ao desenvolvimento do mercado, e por isso, o índice brasileiro está caminhando para obter a maior valorização mundial do primeiro trimestre, ou até mesmo, do primeiro semestre, dependendo de como será a continuidade das reformas.

Até a sessão de ontem, no acumulado do ano, o Ibovespa avançava 6,73%, o Dow Jones subia 2,91% e o S&P 500 tinha alta de 2,25%. O colunista acrescentou que a base de apoio popular de Bolsonaro o legitima a realizar as reformas necessárias e aplicar sua agenda liberal, diferenciando-o de seu antecessor Michel Temer, que tinha propostas parecidas, mas com uma popularidade baixíssima.

 Relatório gratuito – Banco do Brasil: O gigante acordou

Rapoza utilizou o estudo da Fitch, agência de classificação de risco, para destacar dois importantes pontos que podem frear esse momento de crescimento na Bolsa brasileira: as dificuldades para o governo Bolsonaro concretizar as reformas, o que pode perpetuar a situação de déficit fiscal no país, e a desaceleração mais intensa da economia chinesa, que implicaria em menor volume de vendas de soja e minério de ferro, dois produtos muito relevantes na composição da receita brasileira.

Com tudo isso, as projeções ainda são positivas, revelando um cenário de avanço de 2,4% do PIB em 2019, contra um crescimento moderado de 1,3% apurado em 2018, conforme dados da agência Fitch.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio