Ibovespa mantém faixa de suporte e Wall Street minimiza perdas

Mesmo fechando em queda, a 88.846, o Ibovespa manteve um desempenho acima da faixa de 87 mil, encontrando maior pressão de compra na região. O suporte firmado em 87.153, por onde passa a média móvel de 34 dias, que conduz à sua tendência de alta no curto prazo foi respeitado, evidenciando o potencial do mercado, conforme análise de Rafael Ribeiro do Infomoney.

Com isso, cresce a expectativa por uma recuperação do índice, que terá como alvo a superação do último topo histórico em 91.242, e poderá abrir o caminho para alcançar o objetivo principal dos 95 mil. Para hoje, a projeção é de um pregão com leve recuperação das perdas, porém, o clima de insegurança que ainda predomina entre os investidores, deve causar oscilação nos mercados.

Wall Street

As Bolsas de Nova Iorque sofreram um forte impacto com a alta volatilidade do mercado, no pregão de ontem. Embora os índices tenham encerrado em queda, ao longo do dia, houve a reversão de grande parte das perdas, com o Nasdaq Composto chegando a mudar completamente o cenário para o campo positivo.

No momento mais crítico, o S&P 500 chegou a cair 2,91%, o Dow Jones registrava baixa de 3,14% e o Nasdaq Composto apresentava queda de 2,43%. Já no fechamento, a situação negativa estava mais branda. O S&P 500 teve redução de 0,15%, o Dow Jones perdeu 0,32% e o Nasdaq Composto valorizou 0,42%.

O setor de tecnologia, o de maior peso no mercado americano, registrou perdas no início, mas depois deu uma guinada e seguiu em firme crescimento. As ações do Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Alphabet foram as que mais valorizaram. Contudo, os setores financeiro (-1,44%), industrial (-0,55%) e de materiais básicos (-1,36%) permaneceram em queda porque são mais suscetíveis às incertezas no comércio internacional.

A prisão da principal executiva da Huawei, uma importante companhia chinesa de tecnologia, abalou as relações costuradas no pacto comercial estabelecido entre EUA e China, o que agravou as preocupações no mercado. Da mesma forma, as tensões na aprovação de um acordo para o Brexit e a desaceleração da economia global exaltaram os ânimos ao redor do mundo.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade