Iuan tem melhor semana em 13 anos com ida de vice-premiê aos EUA

As ações asiáticas fecharam esta semana com o maior ganho acumulado desde o início de novembro, con o iuan se fortalecendo mais de meio ponto percentual ante o dólar, seguindo o otimismo do mercado após as reuniões entre representantes americanos e chineses em Pequim nesta semana.

Hoje, a notícia de que o vice-premiê do país, Liu He, irá aos Estados Unidos no final do mês para se encontrar com o representante de comércio americano, Robert Lighthizer, e com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, ajudou a impulsionar ainda mais o índice negociado em Xangai, que tocou alta de 0,74% no final do pregão. Nessa esteira, o iuan chinês deve ter a melhor semana dos últimos 13 anos, com alta acumulada de quase 2% no período.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade

A reunião à nível vice-ministerial deve acontecer entre os dias 30 e 31 de janeiro, e também ajuda a aliviar a pressão sob os ativos considerados de risco, que nos últimos dias sofreram com a volatilidade da cautela do mercado em relação às disputas comerciais.

Enquanto isso, o dólar americano se encaminha para sua quarta semana consecutiva de perdas após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, prometer paciência no ciclo de altas nas taxas de juros e reiterar que o banco central americano continuará encolhendo seu balanço para um nível mais normal – a fala que provocou um tombo breve nas ações dos EUA, cujos futuros hoje se equilibravam entre as dúvidas com o ciclo de juros e as notícias positivas no front comercial.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

Para o dia, fique de olho nos dados de inflação americana. A seguir o desempenho dos principais mercados globais às 07h00:

  • $USD: A moeda americana recuava 0,20% ante seus pares, de acordo com o índice DXY.
  • $USTY10: O rendimento dos títulos do Tesouro americano de dez anos perdia 2 pontos-base a 2,711%.
  • $DJIA: O futuro do Dow Jones Industrials oscilava, agora com viés de alta de 0,03%, com otimismo pela extensão das conversas EUA-China.
  • $SXXP: O Stoxx600 subia 0,2%, à espera de dados do PIB britânico.
  • $BRENT: O contrato Brent para março subia 0,7%, acima dos US$62 o barril pela primeira em mais de um mês.
  • $IO62: O contrato contínuo do minério de ferro negociado em Dalian subia 0,20% a 509 iuanes a tonelada.
  • $VIX: A volatilidade, medida pelo índice VIX, recuava 2,4%.
  • $NKY: O índice Nikkei da bolsa de Tóquio subiu 0,97%.
  • $GOLD: O contrato de ouro cedia 0,16% com a alta no apetite por risco.
  • $EWZ: ETF Next Ibovespa negociado em Tóquio subiu 0,4%, enquanto o iShares MSCI Brazil tinha leve recuo de 0,1%.

Relatório gratuito – Petrobras: O petróleo é nosso

Relatório gratuito – Banco do Brasil: O gigante acordou