Corretora XP acredita que BC cortará Selic a 4,5% até o final do ano

A corretora de investimentos XP informou nesta quinta feira (19), que acredita que o Branco Central ainda irá reduzir a Selic a 4,5% até o final de 2019, e que manterá a taxa neste patamar até o fim de 2020.

‘’Em suma, com base no comunicado e no cenário de referência apresentado, esperamos que o Banco Central reduza outros 50 pontos base tanto na próxima reunião (30 de outubro) quanto na reunião de dezembro, trazendo a Selic para 4.5% em 2019 e permanecendo neste nível até o final de 2020’’, disse a XP.

O Banco Central reduziu a Selic de 6% para 5,5% nesta quarta-feira (18). Este é o menor nível histórico da taxa. “A conjuntura econômica prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutura’’, explicou o BC sobre a decisão.

A XP aponta que ‘’o comunicado foi bastante claro, que o comitê entende que mais cortes serão necessários’’. Segundo a corretora, o entendimento gerado pelo texto divulgado após o corte da taxa é de que BC sinalizou que o balanço de riscos para a inflação está mais benigno agora do que estava na última reunião do Copom.

‘’Em particular, o comitê pontuou que: i) o núcleo da inflação permanece bem ancorado, ii) a atividade econômica se recupera de maneira gradual; iii) a agenda de reformas tem caminhado de forma positiva (mesmo que a perseverança nessa agenda seja necessária) e iv) a frente externa é deflacionária (ainda que não seja mais qualificada como “benigna”), mas permanece incerta’’, explicou a XP.