Expectativa da inflação para os brasileiros sobe para 5,4% em maio, diz FGV

A expectativa dos consumidores brasileiros sobre a inflação nos 12 meses seguintes cresceu para 5,4% em maio, ante 5,3% em abril. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (22), e o indicador acumula alta de 0,5 ponto percentual nos últimos três meses.

“O aumento da expectativa de inflação para os próximos meses se origina em parte na percepção do aumento conjuntural de preços, mas também na queda da confiança, influenciada pelo forte aumento da incerteza econômica’’, explicou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor, da FGV/IBRE.

E-book: Guia completo e definitivo da Previdência Privada

A parcela dos consumidores que projetam valores acima da meta de inflação estabelecida para 2019 (de 4,25%), aumentou de 60,1% em abril para 68,4% em maio. Enquanto a proporção de consumidores projetando valores abaixo do limite inferior (2,75%) caiu 1,1 ponto percentual, para 2,9%, a menor parcela desde o início do ano.

Com base na faixa de renda, apenas não houve aumento na expectativa mediana para as famílias com renda familiar mensal até R$ 2.100,00. Para estes consumidores a expectativa mediana permanece em 6,1% enquanto que para os consumidores de renda superior a R$ 9.600, o valor atinge 4,7%.

Leave a Reply

Your email address will not be published.