IPCA-15 mostra desaceleração; CPI do Japão cresce e mais destaques econômicos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) desacelerou para 0,08% em agosto, de acordo com publicação do IBGE.

É o menor índice para mês desde 2010 (-0,05%). Além disso, ficou ligeiramente abaixo dos 0,09% registrados no mês anterior.

Apesar disso, a leitura do IPCA-15 manteve o piso das projeções de analistas ouvidos pelo Valor Data (aceleração para 0,16%).

Os investidores monitoram ainda o IPC-S da terceira quadrissemana, publicado pela FGV, assim como a sondagem do comércio. Ambos são referentes ao mês de agosto.

Ademais, o mercado se volta para os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), bem como a sondagem da indústria construção. Os dois índices são relacionados ao mês de julho.

No continente asiático, o índice de preços ao consumidor do Japão revelou crescimento de 0,5% em julho, na comparação anual.

Quando comparado ao mês anterior, o CPI subiu 0,1%.

Assim também, o núcleo do índice, que exclui alimentos e energia, apresentou crescimento de 0,6% no período, na comparação anual.

Em junho, a alta anual havia sido de 0,5%, conforme publicado pela Dow Jones Newswires.

O México divulga o PIB do segundo trimestre, enquanto o departamento do comércio dos Estados Unidos apresenta o número de vendas de novas moradias.

Posteriormente, saem os dados semanais de poços e plataformas em operação nos EUA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.