IPCA, IGP-DI, balanços corporativos, seguro-desemprego e outros indicadores econômicos

Internamente, o destaque se divide entre a inflação medida pelo IBGE, com o IPCA e pela FGV, com o IGP-DI.

Além disso os balanços corporativos renovam seu gás nesta quinta-feira (7), com dados trimestrais do Burger King Brasil (BKBR3), Tecnisa (TCSA3), MRV (MRVE3), CVC (CVCB3), Yduqs (YDUQ3), Santos Brasil (STBP3), Iguatemi (IGTA3), BRF (BRFS3), Gafisa (GFSA3), BR Properties (BRPR3), Guararapes (GUAR3) e Tegma (TGMA3).

No mercado global, os Estados Unidos divulgam dados de seguro-desemprego, assim como o de crédito ao consumidor referente a setembro.

Na Europa, produção industrial alemã contraiu 0,6% em setembro ante agosto, de acordo com a agência Destatis.

Só a produção manufatureira recuou 1,3% na comparação mensal de setembro. Em contrapartida, o setor de construção cresceu 1,8%.

No comparativo anual, com setembro de 2018, a produção geral da indústria alemã recuou 4,3% sem ajustes, segundo a Destatis.

A União Europeia cortou suas previsões de crescimento para a zona do euro, em função das tensões comerciais globais. Atualmente, a previsão é que a região cresça a um ritmo de 1,1% este ano e 1,2% em 2020.

Por fim, os investidores aguardam ainda pela decisão do Comitê de Política Monetária (MPC) do Banco da Inglaterra sobre juros.

Bolsonaro é otimista sobre leilão da cessão onerosa: “o campo mais importante foi vendido”.

O presidente Jair Bolsonaro negou qualquer frustração sobre o leilão da cessão onerosa que impactou, inclusive, o Ibovespa na véspera.

De acordo com ele, a operação “foi um sucesso”, uma vez que duas das quatro áreas ofertadas foram vendidas.

As outras duas, por outro lado, sequer receberam um lance. Além disso, o valor arrecadado foi menor que o previsto.

Foram arrecadados R$ 69,96 bilhões, contra uma expectativa de R$ 106,5 bilhões pelo governo.

Outro ponto que chamou a atenção no certame foi a baixa participação de petroleiras estrangeiras no megaleilão do petróleo.

Para o presidente da Câmara do Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o setor privado “fugiu” da disputa e o resultado “frustrou”.

Bolsonaro, por sua vez, defende que “o campo mais importante foi vendido” e ainda acresceu que “o dinheiro é bem-vindo”.

O maior dos campos leiloados foi o de Búzios, arrematado pela Petrobras (PETR3PETR4) por um consórcio com as empresas chinesas CNOOC e CNODC.

A segunda área arrematada no leilão da cessão onerosa foi o campo de Itapu, em um lance exclusivo da Petrobras.

Segundo o porta-voz da PresidênciaOtávio Rêgo Barros, o governo considerou o leilão “exitoso”, diferente do que vinha sendo veiculado.

“Setenta bilhões significa que este foi o maior leilão deste tipo no mundo”, disse em briefing regular à imprensa.

Ele ainda ponderou que a equipe de Jair Bolsonaro já prevê um futuro com expectativas, “inclusive para esses dois outros poços que não foram neste momento incluídos no processo, para que futuramente eles sejam apresentados e que possam ser absorvidos pela iniciativa privada”, completou.