Presidente da ANP vê como positiva para o Brasil alta no preço do petróleo

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, disse nesta quinta feira (19), que acredita que a alta dos preços do petróleo possa ser benéfica para o Brasil.

Em um seminário sobre o setor de energia no Ministério da Economia esta manhã, Oddone afirmou que “o preço de petróleo alto é bom para o Brasil. O Brasil é um grande produtor e a sociedade se beneficia grandemente via royalties”.

O preço do barril de petróleo chegou a apresentar alta de 20% no mercado na segunda feira (16), após unidades petroleiras serem atacadas na Arábia Saudita no final de semana. A Arábia Saudita é responsável pela produção de 10% da demanda global.

De modo geral, a incidente baixou pela metade a produção do maior exportador da commoditie do mundo.

Ontem à noite a Petrobras informou que elevaria o preço médio da gasolina em 3,5% nas suas refinarias a partir desta quinta feira (19). Especula-se que a Petrobras, que mantém o preço da gasolina alinhado ao mercado internacional, tenha reajustado os valores no mercado interno após questionamentos do mercado sobre uma possível ingerência do governo.