Setor de serviços avança 0,8% em julho, diz IBGE

O setor de serviços cresceu 0,8% em julho e recuperou a perda de junho no indicador. As informações foram divulgadas nesta quinta feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se comparado ao mesmo mês de 2018, o crescimento foi de 1,8% em julho, o que fez com o que o índice alcançasse a quarta taxa positiva deste ano.

Segundo o IBGE, no indicador acumulado de janeiro a julho de 2019, o volume de serviços mostrou expansão de 0,8%, com ligeiro ganho de dinamismo frente ao primeiro semestre deste ano (0,6%), ambas as comparações contra iguais períodos de 2018.

A expansão do setor foi impulsionada por três das cinco atividades analisadas, com destaque para o ramo de serviços de informação e comunicação, que ao avançar 1,8% em julho, recuperou parte da perda verificada em junho de 2,2%.

Serviços de informação e comunicação 1,8%
Outros serviços 4,6%
Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio 0,7%
Serviços profissionais, administrativos e complementares -1,3%
Serviços prestados às famílias -0,5%

Ainda na série com ajuste sazonal, a evolução do índice de média móvel trimestral para o total do volume de serviços apontou variação positiva de 0,1% no trimestre encerrado em julho, na comparação ao nível do mês anterior e interrompeu a trajetória descendente iniciada em fevereiro de 2019.

Regionalmente, 25 das 27 unidades federativas tiveram crescimento no índice de serviços em julho. Entre os locais que apontaram resultados positivos nesse mês, destaque para São Paulo (1,1%), Rio de Janeiro (2,4%) e Distrito Federal (6,4%), com os dois primeiros recuperando parte das perdas observadas em junho.