BC dá autorização de funcionamento para o Banco XP

O Banco Central autorizou nesta sexta feira (11), o funcionamento do Banco XP. No final do ano passado BC havia concedido autorização para a criação do banco, mas o funcionamento ainda dependia do cumprimento de algumas exigências.

Dentre as regras regulatórias solicitadas estão a constituição da empresa, integralização do capital, implementação da estrutura operação e eleição de dirigentes.

Segundo o jornal Valor Econômico, com a autorização para funcionar, o Banco XP poderá atuar como banco múltiplo, com carteiras comercial e de investimento e autorização para realizar operações no mercado de câmbio.

Em um evento em julho, Gabriel Leal, que é sócio e diretor da XP, disse que o banco está pronto para usar e que os produtos e serviços serão lançados aos poucos. O primeiro serviço a ser disponibilizado deve ser um crédito colateralizado, um tipo de empréstimo com garantia de um ativo financeiro.

Além desses, serviços de conta corrente e cartão de crédito também serão lançados.  A ideia é que os clientes do banco sejam os atuais clientes da corretora.

A XP pretende abrir um IPO em uma bolsa americana, provavelmente em dezembro.