Copasa (CSMG3) tem aumento de 5,1% na receita líquida e distribui R$92,2 mi em dividendos

A Copasa divulgou os números do quarto trimestre ontem, após o fechamento dos mercados. O resultado foi bom e veio em linha com o esperado em termos de receita líquida e resultado operacional.

Baixe o e-book: Desvendando o swing trade: tudo o que você precisa saber!

O principal destaque positivo foi o controle de custos administráveis com crescimento de apenas 1,1 por cento no trimestre em comparação com o mesmo período de 2017, o que demonstra que as despesas estão controladas mesmo com o crescimento. O lado negativo foi a queda de 2,1 por cento no volume de água no trimestre.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade

E Eu Com Isso?

Esperamos impacto positivo no preço das ações (CSMG3) no curto prazo.

A receita líquida totalizou 1,3 bilhão de reais no trimestre, crescimento de 5,1 por cento em relação ao mesmo período de 2017. A receita foi impactada pelo reajuste tarifário médio de 4,31 por cento aplicado a partir de 1º de agosto de 2018. No entanto, o volume de tratamento de água e esgoto caiu 1,4 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado.

Baixe o e-book: Guia completo para investimento em renda fixa

Os custos administráveis apresentaram crescimento de apenas 1,1 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para as despesas com terceiros que apresentaram queda de 2,1 por cento.

Relatório gratuito – Banco do Brasil: O gigante acordou

O Ebitda (métrica financeira para medir o resultado operacional) do período somou 399 milhões de reais, número estável em relação ao quarto trimestre de 2017, com margem de 35,1 por cento.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

Com uma receita maior e custos controlados, na última linha do balanço, o lucro somou 178 milhões de reais, aumento de 18 por cento comparado ao mesmo período de 2017.

A empresa aprovou pagamento de dividendos complementares no valor de 92,2 milhões de reais ou 0,7297 reais por ação, equivalente a um retorno em dividendos de 1,2 por cento. As ações ficarão “ex-dividendos” em 8 de março de 2019. O valor total distribuído em dividendos em 2018 foi de 554,8 milhões de reais, sendo que 96 por cento do resultado do período foram distribuídos aos acionistas que receberam um retorno em dividendos de 7 por cento em 2018.

Relatório gratuito – Petrobras: O petróleo é nosso

O principal catalisador das ações no curto prazo é a possível privatização da Copasa, mas não descartamos possíveis mudanças na agência regulatória (Agência Nacional de Água – ANA) que podem abrir caminho para outras concessões principalmente no serviço de tratamento de esgoto.