Noticiário Corporativo: Vale (VALE3)

Vale (VALE3) – A Fitch informou a manutenção da classificação de risco da Vale em BBB-, porém retirou a observação negativa que sinalizava para a perspectiva estável para a nota de crédito da mineradora.

Segundo a agência, “essas ações de rating refletem menos incertezas e visibilidade melhorada em relação a multas, custos de reparação e obrigações financeiras relacionadas ao desastre da barragem de rejeitos da empresa na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (…)”.

Um outro motivo elencado foi a capacidade extremamente forte da Vale de pagamento dos passivos globais, bem como de geração recorrente de caixa.

A Fitch também projetou que a Vale deverá encerrar 2019 com um Ebitda ajustado de aproximadamente 18 bilhões de dólares (excluindo as provisões relacionadas a Brumadinho) e menos de 5 bilhões dívida líquida, tomando como base os preços atuais do minério.

“A Vale estará entre os dois maiores produtores de minério de ferro durante 2019, apesar de perder 50 milhões de toneladas de produção” – enfatizou a agência, apontando para a redução dos custos de produção e a qualidade do mineral extraído.