Um terço da população que utiliza o cartão de crédito desconhece o valor da fatura

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que uma em cada três pessoas que utilizaram o cartão de crédito no mês de agosto desconhece o valor da fatura, e que 25% deste total pagou parcialmente a dívida, incorrendo em parcelamentos e juros, que podem chegar a 792,54% ao ano.

A pesquisa ainda divulgou que 42% dos consumidores utilizaram algum tipo de financiamento no período, aparecendo o cartão de crédito como o primeiro da lista, citado por 35% do total, seguido do crediário, apontado por 9%, o limite do cheque especial, indicado por 7% e o empréstimo pessoal, com 6%.

Mais da metade dos entrevistados confirmam que, em algum momento, atrasaram as parcelas, sendo que 21% destes ainda estão com dívidas pendentes, evidenciando o alto índice de inadimplência. Outro dado importante é que 8 em cada 10 pessoas estão no limite do orçamento, sendo que 38% está em situação totalmente negativa. Como justificativas citadas à esse descompasso financeiro foram citadas: queda na renda (25%), perda do emprego (23%) e descontrole dos gastos (13%).

O SPC alerta que o crédito deve ser utilizado com bastante cautela e que a falta de controle pode comprometer o orçamento por mais tempo que o planejado, tendo em vista que as renegociações estendem o prazo de pagamento e oneram consideravelmente a renda do consumidor.

Essa pesquisa foi realizada com 800 pessoas, em 12 cidades brasileiras, que tinham idade igual ou superior a 18 anos, sendo 80% deste contingente residentes nas capitais.

Leia também:

Entenda a importância da organização financeira pessoal

Investimentos a curto prazo: conheça as 4 melhores opções