Como estudar para bolsa de valores? Descubra aqui!

Você sabe como estudar para bolsa de valores? Muitos traders iniciantes se pegam em meio a essa dúvida, já que o mercado pode se mostrar mais complexo do que se esperava. Realmente, a variação dos preços e o nível de informações importantes é alta, mas é possível ter sucesso diante de tudo isso.

As análises são fundamentais para que o trader entenda de maneira prática o contexto atual do mercado, especialmente ao observar o movimento de uma ação. Por meio delas, é possível ter uma perspectiva de como o preço vai reagir. Essa variação também está ligada a fatores do cenário político e econômico do país.

Neste post você saberá como é possível estudar para atuar na bolsa de valores e aproveitar todos os movimentos do mercado. Confira!

As análises que dão base à tomada de decisões

Além das análises voltadas aos gráficos que mostram a variação dos preços, também é importante se manter atento a alguns indicadores. Por isso, é indispensável avaliar cada ativo diante da sua perspectiva de ganhos e o quanto de capital você precisa ter para realizar determinado investimento.

Essas análises são básicas, mas fundamentais para que o trader faça movimentos seguros. Veja a seguir como estudar para bolsa de valores por meio das análises!

Análise fundamentalista

A análise fundamentalista é um estudo bastante aprofundado e que considera a empresa dentro de um contexto mais amplo. A proposta é avaliar os seus resultados nos últimos meses, quais as perspectivas atuais e o que, de fato, pode ser esperado em relação a desempenho.

Assim, o trader consegue ter uma perspectiva de como o histórico recente e a possibilidade de futuro dessa empresa pode impactar no valor de seus ativos. Essa análise vai deixar a visão de futuro mais transparente e ajudará na tomada de decisão.

Muitos fatores influenciam no preço das ações de uma empresa, especialmente questões internas de sua gestão. Quando ela tem o capital aberto, os balanços, resultados e outros dados são acessíveis aos investidores e, por isso, a análise fundamentalista é possível. Geralmente, essa é uma análise voltada para investimentos de swing trade e outras aplicações de longo prazo.

Análise técnica

Outra ótima dica sobre como estudar para bolsa de valores é se atentar à análise técnica. Ela é especialmente fundamental para quem atua no day trade, ou seja, nas operações que iniciam e fecham dentro do mesmo pregão. Nessa modalidade, o mais importante é uma avaliação recente do desempenho do ativo.

As últimas horas são as mais decisivas para entender como a variação dessa ação tem acontecido, ou seja, como os preços têm se comportado. A visualização dessa movimentação se dá por meio dos gráficos, que são pontuados em horas e minutos. Isso permite uma análise bem detalhada, dentro do espaço de tempo necessário.

Também chamada de análise gráfica, nela cabe também o fator interpretativo do trader. Quanto mais experiente ele for, melhor ele será capaz de ter uma perspectiva concreta e verdadeira do que acontecerá, só de olhar os gráficos. Em contrapartida, quanto mais ele estudar, mais ele estará capacitado a isso!

Índices

Alguns índices fixos do mercado também funcionam como ótimos guias para que investidores consigam tirar avaliações mais concretas sobre determinados ativos. Muitos deles são bem conhecidos e difundidos, já fazendo parte das boas práticas dos traders. Alguns que valem o destaque são:

  • preço sobre lucro: a proposta é indicar se a ação está mais cara ou barata, ou seja, ajuda a medir a margem de lucro da negociação. O ideal é comparar preços de empresas do mesmo segmento;
  • dividend yield: quanto maior for o índice, maior será o pagamento de dividendos aos investidores, nesse caso, em aplicações de longo prazo.

As notícias que impactam os preços

É impossível falar sobre como estudar para bolsa de valores sem considerar o cenário macroeconômico. Muito mais do que análises técnicas e de resultados da empresa, essas informações são muito importantes antes de tomar uma decisão. Questões do âmbito político e econômico do Brasil e do mundo geram variações nos preços dos ativos.

Um trader que deseja ter sucesso não pode deixar de acompanhar o noticiário. Além disso, existem assuntos que precisam estar sob o radar de quem investe. A seguir, entenda melhor como as notícias influenciam os preços!

Política

O cenário político de um país tem impacto direto nos investimentos, isso porque os acontecimentos podem impactar na confiança dos investidores, especialmente os estrangeiros. O Brasil, por exemplo, tem convivido constantemente com casos de corrupção, o que gera muita desconfiança do capital que vem de fora.

Por conta disso, é fundamental para o trader ter o cenário político como importante base na hora de saber como estudar para bolsa de valores. Ele deve estar o tempo todo atento ao que acontece nesse contexto e avaliar como as notícias podem gerar consequências no preço das ações.

Economia

A economia do país é fundamental e isso dispensa maior aprofundamento. Taxas, índices como a inflação e outros indicadores macroeconômicos são fundamentais para o desempenho dos ativos. Acompanhar esse cenário ajuda o trader até mesmo no entendimento de como esses fatores refletem no desempenho das ações.

Mundo corporativo

O mundo corporativo trata das empresas, especialmente as de grande porte e que têm capital aberto no mercado. Saber o que se passa internamente e as novas movimentações dessas companhias é importante para entender suas perspectivas. Tudo influenciará nos resultados dos investimentos que foram feitos.

Se uma empresa anuncia investimentos ou a compra de outra companhia, isso pode gerar uma alta no valor das ações. Em contrapartida, problemas de gestão ou escândalos de corrupção são prejudiciais, o que fará os preços despencarem! Por isso, é importante se manter atento para agir rápido.

Não basta olhar o valor de um ativo para decidir se vale a pena ou não investir nele. As variações, que é de onde o lucro se origina, ajudam a entender como aquele ativo pode ser interessante. Por isso, saber como estudar para bolsa de valores faz toda diferença no sucesso à frente dos investimentos!

Fast Trade

A Fast Trade é uma plataforma diferenciada, que oferece diversos recursos para melhorar os resultados de traders de diferentes perfis e tempo de atuação. Com o uso do Fast Trade, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes.

Veja alguns dos benefícios trazidos por essa plataforma:

  • simulador de investimentos;
  • estudos gráficos;
  • ferramentas de análises;
  • feed de dados mais utilizado no Brasil;
  • acompanhamento em tempo real;
  • tape reading;
  • cotações Internacionais (CFDs) e mais.

Agora que você já conhece alguns dos principais fatores presentes na vida de trader, pode entender melhor esse universo e melhorar o desempenho de seus negócios. Atuar no mercado financeiro exige dedicação, conhecimento e visão estratégica, sendo assim, é essencial se manter bem informado e atento.

Se quiser otimizar os resultados e aumentar seu repertório sobre o assunto, convidamos você a fazer o download da plataforma Fast Trade e começar a operar de forma rápida e segura.

Leave a Reply

Your email address will not be published.