Trade de bitcoin: confira o passo a passo para negociar com criptomoedas

O trade de bitcoin atraiu muitos investidores nos últimos anos devido à popularização dessa criptomoeda e suas possibilidades de ganhos. Porém, como toda aplicação no mercado, o trade de bitcoin exige conhecimento e estratégia a fim de definir um bom plano de ações e potencializar ao máximo as possibilidades de lucro.

Apesar da popularização do bitcoin, desde sua criação, em 2009, esse tipo de aplicação ainda é um terreno desconhecido para muitos traders. Neste post, vamos falar sobre o assunto e apresentar um guia sobre como negociar com a criptomoeda e obter bons resultados. Se você quiser saber mais sobre o tema, continue a leitura!

1. Estude o mercado global

No mercado financeiro, conhecimento é poder, pois por meio dele é possível ter uma visão ampla dos cenários e agir de acordo com uma estratégia pré-estabelecida. Sendo assim, é fundamental acompanhar com atenção os acontecimentos do mercado global, a fim de não só identificar boas possibilidades de ganhos, como também se prevenir contra possíveis perdas.

Diferentemente das chamadas moedas tradicionais, no caso do bitcoin não há regulamentação exercida por um órgão regulador ou banco, o que na prática significa que o valor da criptomoeda é definido pela relação entre a oferta e a procura, em que todo mundo pode participar.

2. Entenda a volatilidade do bitcoin trade

A volatilidade está entre as principais características do bitcoin trade, portanto, é essencial ficar de olho nela. Para se ter uma ideia, no início o bitcoin valia menos de um dólar e já chegou a atingir mais de mil dólares. Variações próximas de 5% são totalmente normais, por isso, para operar nesse segmento é preciso se preparar para lidar com esse fator.

Para investir em bitcoins é preciso ficar atento e se abrir à possibilidade de correr riscos que, por sua vez, são proporcionais às possibilidades de ganhos.

3. Defina o melhor horário para investir

Ao contrário do mercado tradicional, que tem horário definido de abertura e fechamento, no caso do bitcoin trade não existe um horário fixo para a realização das negociações. Isso significa que é possível realizar negócios em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, com rapidez e facilidade.

Para ter sucesso em suas operações é aconselhável estudar os melhores horários, conforme sua estratégia e objetivos. O importante é estar sempre preparado para identificar as possibilidades de ganhos de cada cenário e, a partir dessa visão, potencializar os resultados.

4. Utilize carteiras digitais

As carteiras digitais permitem a realização de pagamentos com bitcoins a partir de seu smartphone em qualquer lugar em que essa modalidade de quitação seja aceita. O pagamento com bitcoins é rápido, prático e seguro, além de oferecer a vantagem de o usuário não precisar carregar o dinheiro em espécie para comprar produtos e serviços.

5. Mantenha a vigilância constantemente

Pode parecer uma dica básica, mas se manter vigilante é muito importante quando o assunto é bitcoin. Diante das grandes variações pelas quais a moeda passa em um período relativamente curto de tempo, o ideal é se manter sempre alerta, a fim de se adequar com agilidade às mudanças de cenários e fazer bom uso das possibilidades que cada caso oferecer.

6. Tenha um bom gerenciamento de riscos

O bitcoin trade é um mercado em que as possibilidades de ganhos são grandes, porém as perdas também podem ser proporcionalmente significativas. Por isso, o indicado é desenvolver um bom gerenciamento de riscos, que seja capaz de identificar os perigos quando não for possível evitar as perdas e cuidar para que elas sejam as menores possíveis.

Para traçar uma boa estratégia o ideal é estudar bem o mercado e definir um plano de ações de acordo com as metas, objetivos, possibilidades e prazos de retorno esperados. É preciso ter clareza e agir de acordo com informações confiáveis, caso contrário, as chances de exposição a riscos desnecessários podem comprometer investimentos definidos com cautela e discernimento.

Também é indicado desenvolver controle emocional para saber lidar com situações momentaneamente instáveis ou negativas com resiliência e estratégia, sem se deixar levar por fortes emoções, que atrapalham a capacidade de análise.

7. Conheça os elementos que influenciam na cotação dos bitcoins

São vários os elementos que podem exercer influência sobre o valor dos bitcoins, o que faz com que seja fundamental acompanhar de perto essas informações para estar preparado para reagir de acordo com cada momento. Entre os principais pontos que devem ser considerados estão os listados abaixo.

Regulamentação governamental

Intervenções governamentais no sentido de instituir políticas relacionadas às criptomoedas sempre tem consequências positivas ou negativas sobre o valor delas. De modo simples, pode-se dizer que iniciativas voltadas para o incentivo e estimulação do uso dos biticoins geram valorização, enquanto tentativas de regulamentar e/ou restringir o uso dessa tecnologia tem resultado inverso.

Ampla aceitação e divulgação da mídia

Quanto mais os bitcoins se tornarem conhecidos e, consequentemente, melhor aceitos, maior será a sua valorização. A mídia tem um papel muito importante, uma vez que em boa parte é ela quem faz o papel de divulgar e certificar a confiabilidade da criptomoeda.

Com isso, cada vez mais estabelecimentos tendem a aceitar o pagamento via bitcoins, aumentando o alcance e poder de compra. Quanto mais notícias positivas relacionadas aos bitcoins, mais investidores serão atraídos, aumentando assim o volume de transações e beneficiando todo o sistema.

Inovações tecnológicas da moeda

O bitcoin oferece recursos tecnológicos que facilitam os processos de pagamento, portanto, é natural que novidades apresentadas resultem em valorização imediata de sua cotação, afinal, quando o assunto é tecnologia, um upgrade é sempre positivo, não é mesmo?

Entre as inovações mais esperadas para um período próximo está a chegada da Lightning Network, que propõe transações de baixo custo e de modo instantâneo com uso de bitcoins.

Neste post, explicamos sobre como ter sucesso no trade de bitcoin e tirar bons ganhos a partir do investimento nessa famosa criptomoeda, que tem despertado a atenção de cada vez mais pessoas no mundo todo. Quanto mais conhecimento e informação o trader adquirir, melhores serão as condições para a tomada de decisões importantes e bem fundamentadas.