Entenda melhor o que é letra de câmbio e os tipos que existem

A letra de câmbio (LC) é um tipo de investimento em renda fixa que oferece alto nível de segurança e rentabilidade muito melhor que a poupança. A emissão da letra de câmbio é feita por uma financeira para custeio de suas atividades e, em contrapartida, oferece pagamento com a devida correção de juros estabelecida em contrato.

O rendimento da LC pode estar atrelado ao Certificado de Depósito Interbancário ou com base na combinação de uma taxa somada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por exemplo 120% do CDI ou 5% + IPCA.

Para ajudar a entender melhor sobre como funciona e quais são as vantagens de se investir em LC, neste artigo, vamos falar sobre o assunto e apresentar informações relevantes para ajudar na hora de compor sua carteira de investimentos. Para aumentar seu conhecimento, convidamos você a continuar a leitura.

Quais são as principais informações que o investidor precisa saber sobre letra de câmbio?

Antes de investir em letra de câmbio, assim como em qualquer outro tipo deaplicação, é muito importante estar bem informado sobre o funcionamento dessa modalidade, suas características e vantagens.

De modo simplificado, pode-se dizer que uma letra de câmbio tem funcionamento semelhante a um cheque, uma vez que ela corresponde a um documento legalmente emitido, que define o resgate de determinado valor em data específica futura.

A regulamentação da LC é feita com base na Lei Uniforme (Decreto 57.663/66) e no Decreto Lei n.º 2.044, de 31 de dezembro de 1908. De acordo com a legislação, é definido que:

“Art. 1º A letra de câmbio é uma ordem de pagamento e deve conter requisitos, lançados, por extenso, no contexto:

I. A denominação “letra de câmbio” ou a denominação equivalente na língua em que for emitida.

II. A soma de dinheiro a pagar e a espécie de moeda.

III. O nome da pessoa que deve pagá-la. Esta indicação pode ser inserida abaixo do contexto.

IV. O nome da pessoa a quem deve ser paga. A letra pode ser ao portador e também pode ser emitida por ordem e conta de terceiro. O sacador pode designar-se como tomador.

V. A assinatura do próprio punho do sacador ou do mandatário especial. A assinatura deve ser firmada abaixo do contexto.

Art. 2º Não será letra de câmbio o escrito a que faltar qualquer dos requisitos acima enumerados.

Art. 3º Esses requisitos são considerados lançados ao tempo da emissão da letra. A prova em contrário será admitida no caso de má-fé do portador.”

Para qual perfil de investidor a letra de câmbio é indicada?

Todos os perfis podem investir em letras de câmbio, sendo, inclusive, uma ótima alternativa para aplicações como Certificado de Crédito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e o Tesouro Direto.

Esse tipo de investimento é assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que oferece proteção de até R$250.000,00 para as aplicações. Isso significa que, se a instituição que emitiu o título falir ou quebrar, o investidor tem seu pagamento do mesmo jeito, desde que esteja dentro do limite estabelecido.

As letras de câmbio atraem muitos investidores conservadores. Porém, até mesmo os mais arrojados podem optar por esse tipo de aplicação como forma de proteger parte de seus investimentos e formar uma carteira diversificada.

Quais são os tipos de letra de câmbio?

Existem três tipos investimentos em letras de câmbio, que se diferenciam de acordo com a maneira como suas rentabilidades acontecem. Confira cada uma delas, a seguir.

Prefixada

Nessa modalidade, já é possível saber a rentabilidade do investimento no momento do fechamento do contrato, por exemplo 9% ao ano. Esse tipo de letra de câmbio é vantajoso quando existe perspectiva de queda na taxa de juros, uma vez que o retorno de outras modalidades de investimentos tendem a ser menores.

Também é indicado para casos de um planejamento de médio ou longo prazo, em que seja preciso resgatar especificamente um valor. Isso porque, como a taxa é prefixada, as condições econômicas não vão influenciar os rendimentos, o que permite saber o valor exato do rendimento futuro.

Pós-fixada

Diferentemente da prefixada, no caso da LC pós-fixada, não é possível saber o rendimento do investimento no momento em que o negócio é fechado. Nesse caso, a rentabilidade está atrelada ao valor do CDI. Sendo assim, só dá para saber qual será o retorno na data do vencimento.

Existe a possibilidade de se fazer uma previsão dos rendimentos e, de modo geral, os rendimentos aumentam ou diminuem proporcionalmente ao indicador da letra de câmbio. Esse tipo de investimento é interessante para curto, médio ou longo prazo.

Híbrida

Nessa modalidade, como o próprio nome sugere, a rentabilidade da letra de câmbio é uma mistura entre pré e pós-fixadas, ou seja, é definido um valor fixo e somado à variação de alguma taxa, como 5% + IPCA.

Essa é uma ótima opção de investimento para quem tem o objetivo de manter a capacidade de compra no futuro e garantir um rendimento acima da inflação. É indicado para planejamentos de médio e longo prazo.

Quais são as maiores vantagens de investir em letras de câmbio?

Investir em letra de câmbio oferece vantagens relevantes para quem deseja encontrar opções atrativas na modalidade de renda fixa. Entre os principais benefícios apresentados por esse tipo de aplicação estão:

  • boa rentabilidade;
  • segurança de retorno, com garantia do FGC;
  • rendimento superior à poupança;
  • possibilidade de se saber o valor exato do retorno, no caso das letras de câmbio prefixada;
  • rentabilidade com percentual do CDI, no caso das letras de câmbio pós-fixadas;
  • oportunidade para quem deseja montar uma carteira de investimentos diversificada.

Agora que você já sabe o que é e como funciona um investimento em letra de câmbio, pode analisar as possibilidades com a devida atenção e decidir se esse tipo de aplicação é interessante para o seu perfil e objetivos de curto, médio e longo prazo. Lembre-se de que, no mercado, conhecimento é poder. Sendo assim, é fundamental se manter bem informado na hora de tomar decisões relevantes.

Fast Trade

Com o uso do Fast Trade, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes – tendo assim diversos benefícios, como:

  • Simulador de Investimentos
  • Estudos Gráficos
  • Ferramentas de Análises
  • Feed de dados mais utilizado no Brasil
  • Acompanhamento em tempo real
  • Tape Reading
  • Cotações Internacionais (CFDs) e mais

Além disso, simule suas operações e teste suas estratégias todos os dias com R$100.000,00. Estamos habilitados em 13 corretoras no país, comece agora! Baixe gratuitamente!