Investimentos a curto prazo: conheça as 4 melhores opções

Você tem o hábito de poupar dinheiro para investir? Se sim, saiba que a poupança nem sempre é a melhor opção para guardar suas economias em curto prazo. Existem diversas outras aplicações disponíveis e, em meio a tantas possibilidades, é provável que você esteja se perguntando: qual é o melhor investimento a curto prazo atualmente?

Essas aplicações, que geralmente tem período de vigência inferior a 12 meses, além da premissa básica de serem ágeis, simples, de baixo risco e boa liquidez, devem fazer parte da carteira de todo investidor.

Por isso, neste post, trazemos quatro melhores investimentos existentes no mercado, explicando tudo sobre cada um deles. Quer saber qual o melhor investimento a curto prazo que mais se encaixa em suas necessidades? Então, continue a leitura!

​​CDBs

Os Certificados de Depósito Bancário são títulos emitidos pelos bancos com o objetivo de se capitalizarem. Ao comprar um CDB, você está, em outras palavras, emprestando seu dinheiro ao banco em troca de uma rentabilidade. Atualmente existem dois tipos de CDB: prefixado e pós-fixado.

CDB prefixado

Como diz o próprio nome, você compra o título com taxa pré definida e sabe exatamente a quantia que receberá no final do prazo estipulado.

CDB pós-fixado

Neste caso, a rentabilidade será determinada por uma taxa de referência, geralmente o CDI, que tem valor bem próximo da Taxa Básica de Juros (Selic). Os CDBs pós-fixados rendem um percentual do CDI determinado pelos próprios bancos.

Como esse percentual de rendimento varia de banco para banco, uma boa pesquisa é fundamental antes da aquisição de um CDB pós-fixado. É bom lembrar também, que ambos os CDBs têm desconto de Imposto de Renda. Entretanto, quanto maior o tempo de espera para resgatar o investimento, menor será a alíquota cobrada.

LCIs

As LCIs são as Letras de Crédito Imobiliário, títulos emitidos por bancos com objetivo de levantar recursos para financiar empreendimentos imobiliários. Assim como o CDB pós-fixado, as LCIs pagam um determinado percentual do CDI. Entretanto, para você investir, é necessária uma maior quantia inicial, o que para alguns pode ser um problema.

A maior vantagem das LCIs é a isenção do Imposto de Renda. Portanto, esse tipo de investimento pode ser um grande negócio dependendo da quantidade de dinheiro que você se propôs a investir. No entanto, é recomendável que o investidor pesquise os bancos com melhores percentuais.

Tesouro Direto

São títulos públicos emitidos pelo Governo Federal para financiar sua dívida. Para adquiri-los, basta criar uma conta no site do Tesouro e abrir uma conta em uma corretora credenciada. Existem três tipos diferentes de títulos à venda.

Tesouro Prefixado

Similar ao CDB pré: você investe sabendo exatamente o quanto receberá ao final do prazo estipulado.

Tesouro Selic

Como o próprio nome diz, é atrelado à Selic. É bem similar a poupança porque possui liquidez diária. Ou seja, você pode sacar o dinheiro em qualquer momento.

Tesouro IPCA +

Tem rentabilidade diária e é atrelado ao IPCA, o índice que mede a inflação do Brasil. Assim como o Tesouro Selic, é um título pós-fixado. Isso significa que você não saberá ao certo quanto receberá ao final do investimento.

LCAs

As LCAs são títulos de renda fixa emitido pelos bancos para financiar o setor agrícola. Em outras palavras, você empresta seus recursos ao agronegócio e recebe o capital investido acrescido com juros após um determinado período.

Assim como as Letras de Crédito Imobiliário descritas neste artigo, as Letras de Crédito do Agronegócio também são isentas de Imposto de Renda. Como nem tudo são flores, para investir o seu capital em LCA também é necessário um aporte mínimo e prazo de aplicação maiores do que em outros investimentos, como a LCI.

Seja qual for o melhor investimento a curto prazo para você, busque sempre diversificar a sua carteira de investimentos para maximizar os seus lucros e reduzir os riscos.

O que você achou do nosso artigo? Gostou? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a descobrirem os melhores investimentos a curto prazo do mercado!