Saiba agora como investir com segurança na renda fixa

Para quem se interessa pelo mercado financeiro, é essencial saber como investir com segurança, principalmente para os investidores que têm um perfil de menos disposição a correr riscos. Mas se engana quem pensa quem a poupança é a melhor opção nesse caso!

Na verdade os chamados investimentos de renda fixa oferecem melhor liquidez e rentabilidade — além de serem mais seguros. Isso porque o seu rendimento é definido no momento em que o contrato é fechado. Mas, afinal, quais são as opções disponíveis? E como acertar nessa escolha?

Para ajudar você a responder essas questões, vamos apontar neste artigo 3 boas opções de investimentos de renda fixa, além de mais informações sobre o assunto. Continue a leitura para conferir!

Como os investimentos de renda fixa funcionam

Na prática, esse tipo de investimento funciona assim: o cliente empresta o seu dinheiro para o banco, o governo ou a instituição escolhida realizar suas atividades. Em troca, recebe esse valor corrigido com juros, no futuro.

Como dissemos, os rendimentos em renda fixa são previstos assim que o contrato é firmado. Eles podem tanto seguir algum índice (Selic, inflação, CDI, etc.) quanto ter um percentual mensal pré-determinado. Trata-se, portanto, de algo muito seguro, já que grande parte desse rendimento tem pagamento garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), para valores de até R$ 250.000,00.

3 boas opções de investimentos de renda fixa

Agora que você já sabe como eles funcionam, vejamos algumas opções interessantes de investimento!

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título público emitido pelo Governo Federal, com o objetivo de financiar suas atividades. Ele tem uma rentabilidade maior que a da poupança e um valor de investimento inicial bem acessível para as pessoas. Seus rendimentos podem ser atrelados à inflação, indexados à Selic ou prefixados.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é emitido por bancos para o financiamento de suas próprias atividades. Um título muito conhecido nessa categoria, ele possui cobertura de até R$ 250.000,00 pelo FGC.

LCI e LCA

As Letras de Crédito Agronegócio (LCA) e as Letras de Crédito Imobiliária (LCI) são emitidas por instituições financeiras com o objetivo de financiar investimentos nos mercados imobiliários e agroindustriais. Ambas têm um funcionamento semelhante ao do CDB, mas apresentam a vantagem de serem isentas de Imposto de Renda (IR).

Como investir com segurança

O primeiro passo para escolher uma opção e investir com segurança é saber o seu perfil de investidor. Existem, basicamente, três perfis básicos:

  • conservador — apresenta baixa tolerância a riscos, prezando por investimentos mais seguros. Estes, em contrapartida, têm menores rendimentos;
  • moderado — tem maior tolerância a riscos, mas ainda preza pela segurança. No geral, sua carteira de investimentos é um pouco menos conservadora;
  • agressivo — tem alta tolerância a riscos e preza por altos ganhos. Conta com um grande conhecimento sobre o funcionamento do mercado, e atua mais estrategicamente.

Seja qual for o seu perfil, é importante tentar optar por diferentes tipos de investimentos. Assim, é mais fácil se proteger dos riscos inevitáveis do mercado. E por fim, mas não menos relevante, é essencial manter-se sempre bem informado e acompanhar de perto as modificações do mercado, com seus cenários e possibilidades.

Pronto! Agora que você já sabe como investir com segurança em renda fixa, pode analisar quais são as melhores opções de acordo com seus objetivos, expectativas de retorno e tolerância a riscos. Lembre-se: quanto mais conhecimento e estratégia um investidor tiver, melhores serão os seus resultados.

Então, gostou da leitura? Para saber mais sobre o assunto, confira também estas 5 opções de investimentos de baixo risco!