Você sabe o que são LCI e LCA? Entenda como investir!

Estar informado sobre as opções de investimentos LCI e LCA é fundamental para investidores que estejam em busca de boas opções no mercado. Isso porque essas duas modalidades apresentam ótimas possibilidades de retorno, aliado à segurança e acessibilidade. Para usá-las a seu favor, no entanto, é indicado que o trader se mantenha bem informado e defina uma estratégia capaz de potencializar os resultados.

Para ajudar a entender melhor o que são, quais as indicações, vantagens e funcionamento desses dois investimentos de renda fixa, separamos algumas informações que vão ser apresentadas no artigo e que podem ajudar na hora de definir uma estratégia bem estruturada. Continue a leitura, saiba mais sobre o assunto e se mantenha bem informado.

O que são LCI e LCA?

As LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) correspondem a tipos de investimentos que são emitidos por bancos e têm como garantia os empréstimos concedidos para os setores imobiliários e do agronegócio. Nos últimos anos, esse tipo de investimento tem atraído a atenção de muitos traders devido às suas vantagens e à rentabilidade superior à poupança.

Por ser considerado um investimento seguro, a LCI e LCA são indicadas para investidores com perfil conservador, que prezam por segurança, mas também estejam em busca de ganhos mais interessantes. É sempre indicado consultar o mercado e estudar os cenários que se apresentam e suas possibilidades de ganhos.

Como a LCI e LCA funcionam?

A LCI é emitida por um banco e é garantida por empréstimos emitidos no mercado de imóveis. A rentabilidade da LCI pode ser pré ou pós-fixada, sendo que no segundo caso o investidor vai receber um valor do percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). No geral, quanto mais longo o tempo de resgate e o valor aplicado, maior será o percentual do CDI que o investidor tem direito a receber.

Já no caso da LCI com rentabilidade pré-fixada, é possível saber o valor que a aplicação vai retornar já no momento em que o investimento for realizado, independentemente das oscilações do CDI.

Pelo ponto de vista do investidor, não há diferença entre investir em LCI ou LCA, exceto pela garantia, que no caso do LCA é feita por bancos que realizam empréstimos para o mercado do agronegócio. Os títulos do LCA foram criados pelo governo e têm como objetivo ampliar os recursos disponíveis para financiamento no setor agropecuário.

Assim como o LCI, a rentabilidade do LCA também pode ser pré ou pós-fixada, sendo que no caso da opção pré-fixada é possível saber a remuneração do título já no momento em que o investimento é feito. Já nos títulos com fixação posterior, a rentabilidade tem como base para cálculo um percentual do CDI.

Quais as vantagens da LCI e LCA?

Investir em LCI e LCA apresenta diversos benefícios, principalmente quando comparados à poupança, que é o investimento mais comum no Brasil. O grande desafio, no entanto é encontrar opções que proporcionem o maior rendimento possível.

Os investimentos podem ser de curto, médio ou longo prazo, por isso é importante alinhar as alternativas disponíveis de acordo com o planejamento definido. Entre as principais vantagens de se investir em LCI e LCA estão:

  • baixo risco — todo investimento está sujeito a riscos, porém a LCI e LCA são consideradas opções seguras, uma vez que os títulos apresentam garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), mesma instituição que garante a poupança;
  • rendimento maior que a poupança — no geral, a rentabilidade da LCI e LCA é maior do que a oferecida pela poupança;
  • ausência de taxas — as aplicações em LCI e LCA não sofrem cobrança de taxas de performance, administração e custódia;
  • isenção no Imposto de Renda (IR) — não é cobrado IR sobre os investimentos em LCI e LCA, sendo esse um dos grandes diferenciais vantajosos desse tipo de aplicação;
  • diversificação — existem diversas possibilidades de LCI e LCA, com renda pré e pós-fixada, portanto é preciso que o investidor se informe e faça a escolha mais vantajosa de acordo com seu perfil e objetivo.

Como escolher a melhor opção na hora de investir?

Na hora de tomar a decisão e começar a fazer negócios efetivamente no mercado com LCI e LCA, é preciso tomar alguns cuidados que podem ajudar a otimizar os recursos e potencializar os ganhos. Confira as principais ações a serem tomadas na hora de investir.

Dê prioridade a corretoras de valores

Os bancos, no geral, oferecem somente opções de LCI e LCA que ele mesmo emitiu. Por isso, é interessante buscar por uma corretora que ofereça opções de emissores diversificados. A concorrência entre as opções variadas oferecidas pela corretora estimula a competição entre as instituições, o contribui para taxas menores.

Crie uma conta

Criar uma conta é um passo importante, pois é por meio dela que os investimentos vão ser realizados. O ideal é pesquisar o mercado e encontrar a opção que ofereça mais vantagens ao investidor.

Pesquise sobre o título que pretende comprar

Antes de comprar o título, é indicado que o investidor se informe sobre ele, a fim de tomar a decisão com base em informações confiáveis e uma estratégia bem definida. Independentemente de ser pré ou pós-fixado, é importante que o investidor se informe sobre os custos, riscos, rentabilidade e tempo de resgate.

Use simuladores de investimentos

As ferramentas de simulação são ótimas oportunidades para o investidor testar suas estratégias antes de efetivamente colocá-las em prática. Sendo assim, é indicado que o trader faça uso dos simuladores até sentir segurança antes de colocar sua estratégia em prática.

Neste artigo, falamos sobre as opções de investimentos em LCI e LCA, assim como suas características, indicações, vantagens de dicas sobre quando começar a investir. É fundamental que o investidor estude com atenção cada opção e, a partir dessas informações, tenha uma visão ampla e um planejamento estratégico de atuação. Quanto mais conhecimento for adquirido, maiores são as chances de sucesso.

Gostou do artigo? Então, siga nosso FacebookYoutube e Instagram e fique por dentro das novidades do mercado e também das nossas soluções.