Ibovespa deve buscar os 100 mil pontos de novo; exterior calmo, Previdência no radar

Os mercados na Europa e na Ásia operam em alta nesta sexta-feira, seguindo a decisão no Reino Unido de adiar o prazo final para o Brexit e os rumores sobre algum avanço nas negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, que também divulgou mais um plano de estímulos. A decisão do Banco do Japão de manter a taxa de juros inalterada em -0,1% também deixa claro que o mundo está em “modo estímulo”, o que em teoria favorece a demanda por ativos de maior risco – como as commodities e as ações de mercados emergentes, como as brasileiras.

Manual do Imposto de Renda para Investidores

Se o fluxo positivo tanto de notícias como de dinheiro dos estrangeiros continuar, é possível que o índice Bovespa consiga ultrapassar a barreira inédita dos 100 mil pontos. O noticiário otimista com o andamento da reforma da Previdência deveria ajudar: a possível escolha do relator para o projeto no fim de semana, as vantagens que oferece o texto de aposentadoria dos militares, pronunciamentos favoráveis de algumas lideranças sobre o plano.

Reforma da Previdência: O Futuro Dos Investimentos No Congresso Nacional

No entanto, pesa no imaginário do mercado a falta de maior engajamento por parte da ala política do governo no projeto, o risco de alguma bomba aparecer – como aquela que marcou a paralisação das conversas sobre a reforma durante o governo Michel Temer com a delação dos donos da JBS – e alguma escorregada do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Relatório Especial: Fundos Imobiliários

O momento é de cautela: por isso se espera que o mercado transpire ainda mais para chegar aos famigerados 100 mil pontos, disse um operador de um banco estrangeiro.

E-book: Guia completo e definitivo da Previdência Privada

Mundo afora, as tensões geopolíticas devem crescer após o ataque a duas mesquitas na Nova Zelândia, que deixou 49 mortos, e a ameaça da Coreia do Norte de suspender as conversas de desnuclearização com os Estados Unidos. Os números de inflação na União Europeia vieram em linha com o consenso, mas ao longo da manhã teremos inflação americana, dados de atividade e pesquisa Michigan de confiança do consumidor.

 E-book: Guia completo para investimento em renda fixa

O mercado americano, que aponta para uma abertura em alta, segundo os futuros das bolsas, pode ter um pregão volátil com o vencimento quádruplo nos mercados e contratos futuros, de opções sobre ações e de opções sobre os índices, além do rebalanceamento do S&P500. No Brasil, teremos o leilão de 12 aeroportos regionais a partir das 10h00 na B3 e leilão de rolagem de swap. Fique de olho nas teleconferências de Estácio, BR Malls, Valid, Rodobens, Tupy e Unipar, entre outras.

 Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio