A exemplo da Casa Civil, Petrobras se desfaz de todos os diretores indicados no governo do PT

A candidatura de Jair Bolsonaro já alertava para várias medidas que poderiam ser tomadas a fim de virar a página do governo petista que se instaurou no país ao longo dos últimos anos e, por isso, não é de se espantar que o seu corpo político siga com empenho o mesmo caminho.

Recentemente, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comunicou a demissão de 320 servidores de cargos comissionados. O ministro deixou claro que essa medida serviria para “despetizar” o Planalto, mas não apenas ele tem dedicado os seus primeiros dias de gestão para desprender-se de todas as ligações possíveis com o Partido dos Trabalhadores.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade

A Petrobras está seguindo pelo mesmo caminho e, menos de uma semana após tomar posse da estatal, Roberto Castello Branco que assumiu como o novo presidente, mudou quatro dos sete diretores da companhia e não poupou nem mesmo os remanescentes da gestão Aldemir Bendine.

Quem marcou o início deste novo ciclo da Petrobras foi Solange Guedes que saiu da diretoria de exploração e produção da companhia. Outros nomes também foram dispensados, como Jorge Celestino Ramos, que ocupava a direção de refino e gás e deve ser substituído por Anelise Quintão Lara e Hugo Repsold Jr., que ocupava o cargo de desenvolvimento da produção e tecnologia e deve ser substituído por Rudimar Andreis Lorenzatto.

O futuro de Hugo Repsold, contudo, ainda não parece plenamente definido uma vez que a dispensa do mesmo, segundo comunicado oficial, “será oportunamente encaminhada à aprovação do conselho de administração da companhia”.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

Todos os três eram funcionários de carreira da Petrobras e foram alçados à diretoria da companhia em 2015, quando aconteceu uma renúncia coletiva dos – até então – diretores comandados pela ex-presidente Graça Foster.

Naquela ocasião, havia muito desgaste da credibilidade envolvendo o anúncio de uma baixa contábil (de R$ 88,6 bilhões nos ativos da companhia) no balanço do ano anterior, referentes a sobrepreços e renovar o corpo de diretoria ajudou as coisas a se estabilizarem posteriormente. O trio assumiu então de forma interina.

Foi Bendine que os efetivou e mesmo quando Pedro Parente assumiu a gestão da empresa em seguida, Solange, Celestino e Repsold foram mantidos na equipe. O trio também esteve presente na estatal ao longo da presidência de Ivan Monteiro, colega de diretoria nas gestões de Bendine e Parente, e só agora se despedem, após quase quatro anos no cargo, com a chegada de Roberto Castello Branco.

Relatório gratuito – Petrobras: O petróleo é nosso

Castello Branco indicou também Lauro Cotta para a diretoria executiva de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão e, se aprovado em todos os testes internos, deve substituir Nelson Luiz Costa Silva. Em seu discurso de posse, na semana passada, Castello Branco afirmou que um ciclo se encerrava e uma “nova era se iniciava” sob sua gestão.

“As crises foram debeladas e sou grato a todos que participaram dessa reconstrução, principalmente meus dois últimos antecessores, Pedro Parente e Ivan Monteiro. Construiu-se sólida governança corporativa, rigorosas normas de ética e integridade foram implementadas e punidos os criminosos. A Petrobras de hoje é muito melhor do que a de 2015. Escapou de ser rebaixada para a segunda divisão, mas ainda há muito o que fazer para ser uma campeã. Uma nova era se inicia”, discursou, na ocasião.

O Valor Econômico apurou junto a uma fonte, que assim como está acontecendo na Casa Civil, a troca de cadeiras na estatal também é uma ação, liderada por Castello Branco, para não deixar rastros de qualquer executivo que tenha assumido ao longo dos governos do PT.

Relatório gratuito – Banco do Brasil: O gigante acordou

Embora o governo de Bolsonaro possa estar em discordância de alguns fatores, aparentemente, a dissociação de qualquer passado petista parece unir os principais líderes desta nova equipe.