Análise Técnica de Ações x Tape Reading: qual é a melhor opção?

Você sabe identificar o que é, quais são as diferenças e quando é indicado utilizar a Análise Técnica de Ações e o Tape Reading? Se a sua resposta for “não”, é preciso começar a entender tais conceitos agora mesmo. Afinal, trata-se de termos muito importantes a traders que desejam uma atuação bem-sucedida no mercado financeiro.

Para ajudar você, vamos falar sobre o tema a seguir, pontuando as principais características e finalidades da Análise Técnica de Ações e do Tape Reading. Nosso objetivo é fornecer informações úteis para a hora de tomar decisões importantes.

Quer conhecer mais sobre cada conceito e entender como eles podem trazer bons retornos? Continue a leitura deste artigo!

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

O que é a Análise Técnica de Ações?

A análise técnica é uma das estratégias mais utilizadas por traders de todo o mundo. Portanto, é fundamental que a pessoa tenha conhecimento e domínio sobre essa técnica, a fim de obter bons resultados, gerenciar riscos e tomar as melhores decisões, de acordo com os cenários de cada momento.

A análise técnica consiste no estudo dos movimentos realizados pelo mercado a partir dos gráficos que essas modificações formam. O objetivo principal é prever possíveis alterações futuras, com base nas variações dos preços dos ativos apresentados na Bolsa de Valores.

Com a análise técnica, entre outros pontos, é possível obter um olhar amplo sobre o mercado, com a previsão das subidas de preços, de suas quedas e das permanências. Todas essas informações facilitam a identificação de boas oportunidades para traders de diferentes perfis e experiências.

Na análise técnica, a partir das movimentações do mercado, é possível identificar os fundamentos principais desse tipo de estudo. São eles:

  • índices que descontam tudo — a alta ou baixa de determinado ativo é representada por um índice que atinge ativos diversos;
  • mercado composto por três tendências — primária (dominante), secundária (baixas e altas dos preços que seguem a tendência primária ao longo do tempo) e terciária (formada a partir das tendências primária e secundária);
  • tendência primária tem três fases — acumulação (bom momento para compras), participação pública (tendência de alta nos preços, devido ao número elevado de compradores) e distribuição (a alta atrai muitos compradores, fazendo com que grande parte deles opte por se desfazer das posições);
  • médias e índices devem se confirmar entre si — uma tendência é confirmada somente se o índice complementar apontar na mesma direção;
  • a tendência precisa ser confirmada pelo volume;
  • a tendência dura até que haja movimentos de reversão.

Em que consiste o Tape Reading?

O Tape Reading é uma técnica de análise aplicada a partir do acompanhamento, da leitura e da análise do fluxo de negócios fechados (Times and Trades). A dinâmica apresentada no Book de Ofertas também é considerada.

O objetivo do Tape Reading é identificar modificações na movimentação dos preços que tenham sido provocadas por grandes investidores. Assim, é possível posicionar-se na mesma direção e fazer um bom proveito desse fluxo.

Atualmente, a prática tem ganhado novos adeptos devido às vantagens que o uso dos softwares apresenta. Isso porque eles contam com algoritmos específicos, que fornecem uma série de informações confiáveis, possibilitando uma leitura rápida e segura dos cenários e de seus ganhos potenciais.

Uma dica importante para quem deseja ter sucesso no mercado é utilizar a plataforma Fast Trade. A ferramenta é 100% gratuita e fornece dados em tempo real sobre os acontecimentos e as movimentações do mercado financeiro.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade

Quais são as principais diferenças entre Análise Técnica de Ações e Tape Reading?

Tanto a análise técnica quanto o Tape Reading são importantes para que o trader possa tomar boas decisões. Porém, a principal diferença entre as duas estratégias é que, no primeiro caso, o trader costuma fazer um estudo do passado para entender as variações de determinado ativo.

Já no segundo, essa percepção ocorre na prática cotidiana do fluxo de mercado. O fundamental é que o trader se dedique a entender o funcionamento de cada técnica (assim como sua importância) de acordo com a estratégia traçada.

No caso do Tape Reading, as interpretações acontecem em tempo real, o que faz com que as decisões sejam tomadas de maneira simples, direta e sem subjetividades. Já na análise gráfica, o contexto anterior é levado em consideração, facilitando o estudo do cenário atual e melhorando as projeções.

O processo e o aprendizado de cada estratégia também são diferentes: no Tape Reading, eles acontecem na prática. O que pode gerar apreensão em traders menos experientes, por um lado, ajuda a potencializar a confiança necessária com o passar do tempo, por outro.

No caso da análise técnica, como a avaliação ocorre a partir de gráficos, o trader pode ter a sensação de um processo de aprendizado mais tranquilo. Mas vale destacar também que o cuidado e a dedicação contínua são primordiais.

Como saber qual é a melhor opção para seus investimentos?

Não existem atalhos ou fórmulas mágicas para se tornar um trader de sucesso. Por isso, o ideal é estudar o funcionamento do mercado e, a partir de então, fazer uso de todas as técnicas possíveis para manter um desempenho satisfatório.

Também é importante desenvolver controle emocional e resiliência para lidar com situações momentaneamente desfavoráveis, além das modificações constantes e inevitáveis. Quanto mais resiliente o trader for, maior será seu controle emocional — isso é imprescindível a uma carreira bem-sucedida no mercado financeiro.

Para aperfeiçoar o conhecimento, o ideal é investir em informações confiáveis. Tais conteúdos podem ser encontrados em bons sites sobre o assunto, cursos online e presenciais, revistas, sites e canais especializados de Web TV, por exemplo.

Neste artigo, falamos sobre as principais características, diferenças, indicações e semelhanças da Análise Técnica de Ações e do Tape Reading. Como vimos, conhecer tais conceitos é fundamental.

A partir deles, o trader toma decisões que não só otimizam os recursos e trazem bons ganhos, mas também contribuem para uma gestão de riscos eficaz. Assim, diante das incertezas inerentes ao mercado, torna-se viável prevenir e minimizar possíveis perdas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Análise Técnica de Ações e o Tape Reading, que tal assinar nossa newsletter? Receba conteúdos exclusivos e todas as nossas novidades diretamente em seu e-mail!