Linha de tendência: aprenda a utilizar LTA e LTB para análise de gráficos financeiros

As linhas de tendência LTA (Linha de Tendência de Alta) e LTB (Linha de Tendência de Baixa) são muito importantes para que o trader consiga fazer uma leitura confiável dos cenários e a partir disso tomar as melhores decisões de investimentos. Elas fazem parte da análise gráfica e têm como objetivo principal otimizar os resultados das operações realizadas no mercado financeiro.

Para que esses recursos possam proporcionar bons resultados, é preciso que o trader compreenda bem o funcionamento de cada um e se mantenha bem atualizado, a fim de usar da melhor maneira possível as informações fornecidas pela análise.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar o que é e qual a influência de uma LTA e LTB para a rotina de atuação do trader, assim como a maneira correta de identificar cada uma e fazer uma análise ampla e confiável. Continue a leitura e confira!

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

O que são linhas de tendência?

As linhas de tendência são formadas a partir da movimentação do mercado financeiro. Acontece que ele não funciona de maneira linear, mas sim a partir de impulsos e suas devidas correções, as quais, ao longo do dia de operação, formam uma espécie de zigue-zague, ou seja, linhas de tendência.

Quando as linhas indicam uma tendência de alta, são chamadas de LTA; quando indicam baixas, são conhecidas como LTB. Elas podem ser de curta ou longa duração, sendo que, independentemente da duração, é possível identificar pontos de compra e venda a partir dos impulsos de cada tendência indicada.

LTA

A LTA corresponde a uma linha em formato diagonal, que liga no mínimo dois fundos ascendentes formados a partir do mais baixo ou último fundo de tendência. Existem sinais específicos que podem ser identificados a partir da formação de uma LTA. Entre os principais indicativos, estão:

  • região de suporte: se o ativo apresentar tendência de alta, pode ser importante ter atenção especial ao toque do preço na LTA, a fim de identificar um local de suporte dos preços, assim como sua correção;
  • sinal/entrada de venda: possibilita a detecção de uma reversão ou fraqueza de tendência de alta, o que indica uma boa oportunidade de dar início a uma operação de venda;
  • oportunidade de compra: no momento em que o preço toca a linha, pode ser indicada uma região de suporte. Isso representa um bom momento para dar início a uma operação de compra nas condições apresentadas no momento da análise gráfica.

LTB

Ao contrário da LTA, uma LTB indica a formação de uma tendência de baixa, sendo, portanto, formada a partir de uma linha que liga no mínimo dois pontos na direção descendente, os quais são formados a partir do ponto mais alto da tendência no momento da análise. Existem sinais específicos que podem ser identificados a partir da formação de uma LTB. Entre os principais indicativos, estão:

  • região de resistência: se o ativo apresentar em tendência de baixa, pode ser importante ter atenção especial ao toque do preço na LTB, a fim de identificar um local de resistência dos preços no momento da análise;
  • sinal/entrada de venda: possibilita a detecção de uma reversão ou fraqueza de tendência de baixa, o que indica uma boa oportunidade de dar início a uma operação de compra;
  • oportunidade de compra: no momento em que o preço ultrapassa a linha de tendência de baixa, pode representar um bom momento para iniciar uma operação de compra, de acordo com as condições apresentadas no momento da análise gráfica.

Quais sinais indicam a formação de LTA e LTB?

Identificar a formação de uma LTA e LTB é muito importante para que o trader consiga atuar com segurança e credibilidade, potencializando as chances de retornos lucrativos. A seguir, listaremos os principais sinais de formação de linhas de tendência LTA e LTB.

LTA

  • Significativa inclinação em sentido ascendente;
  • tem um funcionamento como suporte, o que significa que quanto maior a proximidade do preço com a LTA, grande também será a pressão compradora;
  • a força da tendência de alta é proporcional à quantidade de vezes que o fundo toca a LTA;
  • quando acontece o rompimento da LTA em sentido contrário, é um sinal de reversão dessa tendência.

LTB

  • Significativa inclinação em sentido descendente;
  • tem um funcionamento como resistência, o que significa que quanto maior a proximidade do preço com a LTB, grande também será a pressão vendedora;
  • a força da tendência de baixa é proporcional à quantidade de vezes que o topo toca a LTB;
  • quando acontece o rompimento da LTB em sentido contrário, é um sinal de reversão dessa tendência.

Por que as linhas de tendência são importantes?

As linhas de tendência são relevantes, pois fornecem importantes avisos sobre a movimentação do mercado e suas constantes mudanças. Ter esse tipo de conhecimento faz com que o trader possa ter maior segurança e controle emocional na hora de tomar decisões mais precisas e fundamentadas. Na hora de realizar a análise, no entanto, o ideal é o trader dedicar atenção especial a fatores como comprimento, volume, periodicidade e quantidade de vezes em que o preço tocou a tendência, entre outros.

De modo geral, a segurança da análise está ligada ao tamanho do período analisado, de modo que quanto mais longo ele for, maior será a segurança na identificação de uma tendência predominante. Tendências curtas podem indicar comportamentos generalizados momentâneos; tendências longas, por outro lado, refletem uma tendência de período maior.

Neste artigo, discutimos a importância do trader compreender, identificar e usar de modo correto uma linha de tendência — seja de alta e/ou baixa — em sua atuação cotidiana. Quanto mais conhecimento o trader adquirir, maior será sua confiança e suporte para a tomada de decisões com embasamento e controle de risco. Existem diversos recursos que podem ser usados a seu favor. Assim, é fundamental que o trader se mantenha sempre atento e tenha compromisso constante com o desenvolvimento pessoal e profissional.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre LTA e LTB, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para potencializar seus resultados. Será um prazer ajudá-lo!

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade