Price Action: como usar esse conceito na negociação?

O Price Action Trading é uma metodologia de operação usada por traders do mundo todo. Essa é uma das técnicas mais conhecidas no mercado e quando bem executada oferece informações importantes e confiáveis na hora de tomar atitudes decisivas.

Os traders que são adeptos do Price Action veem muitas vantagens nessa técnica e defendem seu uso para alcançar bons retornos, tanto em operações do day trade quanto em investimentos com prazos maiores de retornos.

Neste artigo vamos falar sobre o que é Price Action, quais as suas principais características, vantagens e indicações. Para saber mais sobre o assunto e melhorar seus conhecimentos sobre essa técnica, convidamos você e continuar a leitura e se informar.

O que é Price Action?

O Price Action (em português literal “ação do preço”) é uma metodologia ligada à análise gráfica, pela qual é possível realizar operações no mercado com base nas movimentações do preço apontadas em um determinado gráfico. Essas mudanças de preço acontecem o tempo todo e podem ser tanto para cima quanto para baixo.

A partir dos movimentos do preço, os operadores adeptos dessa técnica identificam padrões de acordo com a evolução apresentada e, com isso, obtêm indicadores sobre as intenções dos operadores, possíveis cenários e perspectivas futuras.

Todas as informações presentes em um gráfico são representações de sucessivas decisões de compra e venda tomadas por operadores, sendo assim, o trader adepto do Price Action pode analisar esse fluxo e tirar proveito dele para melhorar seus resultados.

Como é a análise dos gráficos no Price Action?

Engana-se quem pensa que o Price Action é uma técnica que surgiu recentemente, pois quem conhece a boa e velha análise gráfica está mais do que acostumado com o método.

No início desse tipo de metodologia, era utilizado apenas o indicador do volume junto com o gráfico, porém, com o tempo surgiram outros indicadores que, usados em conjunto com a análise gráfica, formaram a análise técnica.

Com o avanço das tecnologias surgiram mais indicadores ainda com alto grau de sofisticação — e o trader pode se beneficiar dessa evolução.

Mesmo assim, a análise gráfica do movimento dos preços continua sendo essencial, uma vez que essa é a origem de tudo e, quando se tem domínio sobre a análise dos padrões mostrados pelos gráficos, é possível obter vantagens significativas em relação aos outros operadores.

Por ser uma técnica que é, ao mesmo tempo, antiga, conhecida e útil, o Price Action tem vários estudos sobre o tema, o que ajuda o trader a entender melhor o método que foi aprimorado com o passar do tempo.

No Price Action as decisões de compra e venda podem tomadas com base exclusivamente na movimentação realizada pelo preço, ou seja, não são considerados outros indicadores além desse volume.

Essa é uma técnica pioneira e, por isso, pode ser considerada como o “be-a-bá” para todo trader que tenha o objetivo de trilhar um caminho de sucesso.

Quais são as vantagens do Price Action?

O Price Action apresenta diversas vantagens que para seus adeptos proporcionam ótimas oportunidades de lucro. Confira, a seguir, alguns pontos de benefícios que essa metodologia apresenta e use cada um deles ao seu favor.

Precisão e imediatismo de análise de variação

O Price Action permite identificação rápida e precisa de alguma variação somente a partir da análise dos gráficos. Por mais que a técnica pareça um pouco complexa no início, uma vez que o trader domine o seu funcionamento, ele poderá aplicá-la com eficiência e confiabilidade.

Análise além dos conceitos como tendência de alta ou baixa, candlestick e breakouts

O Price Action permite uma visão clara das movimentações dos preços, bastando apenas que o trader ligue os fundos e pontos apresentados nos gráficos. As informações presentes nos candles por si só são suficientes para que o trader possa tomar decisões certas sobre a compra e venda de determinado ativo.

O resultado é que, de modo simples, é possível ter uma visão completa das oportunidades não só para potencializar os ganhos, mas também para prevenir perdas, visto que as oscilações dos ativos apresentam riscos de graus diferentes e, por menores que eles sejam, é importante se prevenir.

Versatilidade

O Price Action pode ser usado em qualquer mercado, para qualquer ativo, de qualquer país e em qualquer tempo gráfico. Toda essa versatilidade faz com que ele seja muito vantajoso para os trades em suas operações.

Na prática, isso significa que qualquer ativo que esteja sujeito à lei da oferta e da demanda, tenha movimentação constantemente e apresente liquidez pode ser operado a partir do Price Action.

Dispensa complementações

Os adeptos do Price Action conseguem operar somente a partir dessa técnica. Para isso, é preciso que o trader seja capaz de realizar procedimentos essenciais, como encontrar resistências, suportes, alguns padrões de candle, linhas de tendência e aprender a realizar projeções (Fibonacci e Elliott).

Quando o Price Action é indicado?

O Price Action é indicado sempre que o trader deseja ter dados confiáveis sobre as movimentações dos preços e os consequentes cenários a partir delas.

Como ele possibilita a identificação de tendências com base na movimentação dos preços, é possível, entre outros pontos, antecipar cenários e aproveitar as oportunidades que surgirem desse contexto.

É fundamental ressaltar que mesmo que seja possível operar apenas com base no Price Action, nada impede que ele seja usado como parte de uma estratégia em que outras frentes também sejam utilizadas.

Com tantas alternativas diferentes e indicações, quanto mais conhecimento e domínio do funcionamento do mercado o trader apresentar, mais tranquila será a tomada de decisões, independentemente de seu perfil e experiência como investidor.

Agora que você já sabe o que é, como funciona, quais são as vantagens e quando utilizar o Price Action, pode avaliar com a devida atenção se esse método é ou não indicado para a sua estratégia de atuação.

Quanto mais conhecimento e controle emocional o trader tiver, maiores são as chances de ele tomar decisões lucrativas, sendo assim, o caminho é estudar e obter informações de qualidade.

Fast Trade

Com o uso do Fast Trade, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes – tendo assim diversos benefícios, como:

  • Simulador de Investimentos
  • Estudos Gráficos
  • Ferramentas de Análises
  • Feed de dados mais utilizado no Brasil
  • Acompanhamento em tempo real
  • Tape Reading
  • Cotações Internacionais (CFDs) e mais

Além disso, simule suas operações e teste suas estratégias todos os dias com R$100.000,00. Estamos habilitados em 13 corretoras no país, comece agora! Baixe gratuitamente!

Agora, aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar sempre por dentro das últimas novidades do mercado. Estamos no FacebookInstagram e YouTube!